O novo governo da Grécia nomeou Yanis Varoufakis para o cargo de ministro de Finanças. Varoufakis é professor de economia e um consultor próximo do primeiro-ministro empossado na segunda-feira, Alexis Tsipras.
Varoufakis tem doutorado em Economia pela Universidade de Essex, no Reino Unido, e lecionou em universidades britânicas, norte-americanas, gregas e australianas. O novo ministro é conhecido por falar abertamente e já criticou a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) pela forma como eles trataram a crise da Grécia e da zona do euro.
A nomeação dele para um cargo considerado importante, pelo qual representará a Grécia no Eurogrupo, é vista como um sinal de que Tsipras está preparado para duras negociações com a UE e o FMI.
Na semana passada Varoufakis afirmou que o plano econômico do partido Syriza tem quatro pilares: lidar com a dívida do país, planos de reformas, planos de investimentos e lidar com a crise humanitária na Grécia, que é consequência da crise econômica.
A primeira reunião de gabinete do novo governo será realizada amanhã. Fonte: Market News International.