O déficit em conta corrente da Grécia caiu 8% em 2011 na comparação com 2010, refletindo melhora no déficit comercial e elevação nas receitas da indústria de turismo. Segundo dado do Banco da Grécia, o déficit em conta corrente caiu para 21,1 bilhões de euros em 2011, de 22,9 bilhões de euros em 2010.

continua após a publicidade

“A queda reflete uma forte retração no déficit comercial excluindo petróleo e aumento no superávit da balança de serviços e no superávit das transferências correntes, os quais mais que compensaram um grande aumento na conta das importações líquidas de petróleo e a ampliação no déficit das receitas”, disse o banco central grego em nota.

O déficit comercial caiu 18,1% em 2011 para 16,1 bilhões de euros, excluindo as importações de petróleo. Os números sobre as duas principais fontes de receita do país, turismo e portos, mostraram situações divergentes. As receitas com turismo cresceram 9,3% para 10,5 bilhões de euros e as receitas com embarques caíram 8,5% para 14,1 bilhões de euros, mostraram os dados do BC. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade