A Grécia captou 8 bilhões de euros com uma emissão de bônus de cinco anos oferecendo yield (rendimento para o investidor) de 6,2% ao ano. Originalmente, o governo grego planejava levantar entre 3 bilhões de euros e 5 bilhões de euros, mas elevou o volume da oferta em meio à forte demanda, que atingiu 25 bilhões de euros, segundo o Ministério das Finanças da Grécia.

continua após a publicidade

“Isso mostra a capacidade da Grécia de implementar o programa de financiamento para 2010 sem obstáculos”, afirmou nota do ministério. “No entanto, o aumento no custo do serviço da dívida que o país precisa pagar revela a necessidade de restaurar a credibilidade e reformar as finanças públicas”, acrescentou o comunicado.

O prêmio ofertado pela Grécia para vender os bônus ficou consideravelmente acima dos níveis pagos no passado. Inicialmente, o preço indicativo da emissão estava 3,75 pontos porcentuais acima dos mid-swaps – taxa de juros de referência em euros – para operações livres de risco com prazo correspondente. No entanto, a grande demanda permitiu que os líderes da emissão cortassem o prêmio ofertado para 3,5 pontos porcentuais.

A venda dos bônus foi atentamente observada pelos mercados como um teste-chave da capacidade da Grécia financiar seu déficit, que atingiu 12,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado. A Grécia precisa captar 54 bilhões de euros em 2010 para financiar a dívida e o déficit do governo. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade