O comitê de privatizações da Grécia aprovou hoje a transferência de vários ativos estatais para um fundo do governo, numa tentativa de dar início a um programa de privatizações que espera arrecadar 50 bilhões de euros, disse um funcionário do Ministério das Finanças.
A decisão foi tomada depois que o ministro das Finanças Evangelos Venizelos disse, na terça-feira à noite, que o governo espera arrecadar 5 bilhões de euros com privatizações até o final deste ano, de um total previsto de 50 bilhões de euros até 2015.
Entre os ativos que serão transferidos para o fundo de privatizações estão licenças relacionadas ao monopólio estatal de jogos de azar OPAP, a concessão do aeroporto internacional de Atenas e concessões de frequências de telefonia móvel.
O fundo também terá outros ativos estatais, como imóveis e participações do governo no monopólio de gás natural DEPA e na refinaria Hellenic Petroleum.
Até agora, o governo grego conseguiu arrecadar apenas 390 milhões de euros, com a venda de ações da Hellenic Telecommunications Organization. As informações são da Dow Jones.