Tanto em Washington quanto em Wall Street, quase todo mundo parece ter uma opinião sobre quem o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve escolher para assumir o comando do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) no lugar de Ben Bernanke. O público, porém, parece não conhecer muito bem Lawrence Summers, ex-secretário do Tesouro e um dos candidatos ao cargo.
De acordo com uma pesquisa do Wall Street Journal e da NBC News, 69% dos entrevistados não reconhecem o nome de Summers ou não tem uma opinião formada sobre ele. Entre os entrevistados que conheciam o candidato ao posto de Bernanke, mais de metade disse que o sentimento em relação a Summers era “neutro”. Dos 13% que deram uma resposta sobre o que sentiam em relação ao ex-secretário do Tesouro norte-americano, 66% deram uma opinião negativa.
O levantamento indicou que Bernanke era um pouco mais conhecido. No total, 45% dos entrevistados não sabiam quem era ou não tinham opinião formada sobre o atual presidente do banco central norte-americano. Antes da crise financeira, 67% tiveram essa resposta em relação a Bernanke. Já os demais entrevistados estão divididos quase igualmente entre sentimentos positivos, negativos ou neutros em relação a Bernanke.
O banco JPMorgan Chase é muito mais conhecido do que Bernanke e Summers. A pesquisa revela que 80% dos entrevistados disseram que conheciam a instituição financeira. Entre os que manifestaram opiniões sobre o banco, prevaleceram as respostas negativas: quase três vezes mais que as opiniões positivas. Fonte: Dow Jones Newswires.