O feriado da Páscoa impulsionou o movimento varejista nacional no mês de abril. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o País cresceu 1,8% em abril de 2011 comparado com o mês imediatamente anterior (março), já descontadas as influências sazonais. Na variação anual, isto é, contra o mesmo mês do ano passado (abril/10), a atividade do comércio no mês passado foi 10,9% superior.
A alta de 1,8% foi puxada pelo crescimento de 4,1% observado no segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas. O aumento da massa de rendimentos da população ocupada, combinada com a redução de preços de alguns produtos importados típicos de época (bacalhau, azeites e vinhos), tendo em vista o dólar mais barato neste ano do que na páscoa de 2010, injetaram ânimo nos consumidores, fazendo crescer o movimento destes nos super e hipermercados durante o mês passado, observam os economistas da Serasa Experian.
Os demais segmentos varejistas, com exceção do ramo de material de construção (queda de 0,3% frente a março/11), também experimentaram crescimento durante o mês de abril/11.
No acumulado do primeiro quadrimestre de 2011, o varejo nacional exibiu crescimento de 9,1% frente ao mesmo período do ano passado, acelerando ligeiramente em relação ao observado no primeiro trimestre deste ano (alta de 8,5%). Todavia, a adoção das medidas macroprudenciais de restrição ao crédito e o aprofundamento do processo de aumento da taxa básica de juros (taxa Selic) deverão reverter tal movimento de aceleração, determinando uma trajetória mais moderada para a expansão da atividade varejista ao longo dos próximos meses, salientam os economistas da Serasa Experian.
