Fonte do Ministério da Fazenda informou nesta terça-feira, 8, ao Broadcast, serviço de informações da Agência Estado, que está suspensa a decisão do aumento da tributação das empresas de cosméticos. Segundo a fonte, a decisão não deve mais sair este ano.
A mudança na tributação iria atingir os distribuidores dos fabricantes de cosméticos, mas o setor fez pressão junto ao governo para reverter a medida, que já estava pronta e em análise na Casa Civil. Na semana passada, dirigentes de grandes empresas de cosméticos estiveram com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Paulo Caffarelli, fazendo um corpo a corpo para reverter a medida.
A taxação no setor de cosméticos era vista como importante pela Receita Federal para fechar o cerco contra a evasão fiscal que ocorre na fase de distribuição dos produtos. Os recursos arrecadados com o aumento da carga tributária iriam compor as receitas para compensar o repasse de R$ 4 bilhões que o Tesouro Nacional fará para compor o aumento dos custos de energia.
