O presidente Lula anunciou a inclusão do carro elétrico no edital de R$ 500 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que será aberto nos próximos dias. O anúncio foi feito durante uma reunião sobre inovação tecnológica no setor automobilístico com representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia.

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Através de Medida Provisória assinada pelo Presidente, ficam isentos de tributos os recursos públicos não reembolsáveis repassados a projetos de subvenção econômica. Uma nova reunião será marcada nos próximos dias para definir mais detalhes sobre os pontos onde o governo federal deverá investir.

O carro elétrico também é pesquisado no Lactec (Laboratório de Tecnologia) em Curitiba. O veículo é impulsionado por uma bateria cinco vezes maior que a do motor de arranque de um carro movido à combustão.

De acordo com o pesquisador do Lactec, Patrício Rodolfo Impinnisi, se a gasolina for utilizada em uma usina que gere energia para a bateria do carro elétrico, rende duas vezes mais do que se estivesse dentro de um carro com motor de combustão.

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“O carro elétrico tem um torque maior, portanto acelera mais rápido. Não emite poluentes, mantendo-se de acordo com as necessidades globais de combate ao aquecimento do planeta. É também mais eficiente, porém tem menos autonomia, já que demora pelo menos oito horas para que a bateria recarregue, e custa muito mais caro”, detalha o pesquisador.

O Lactec pesquisa as baterias há pelo menos 15 anos e, com o uso de nanopartículas, estuda baterias de lítio (como as de celulares), de sódio (equivalente ao sal de cozinha) e até de hidrogênio.

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Há uma semana os pesquisadores se reuniram com representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Finep, em Curitiba, para debater os investimentos possíveis para a pesquisa no setor.

Na ocasião, o governo federal informou que pelo menos 10 milhões de reais seriam investidos para que fornecedores de auto peças produzam material para a fabricação do carro elétrico.

Em vários países são vendidos veículos híbridos, que possuem motor movido à combustível, e o elétrico. No Brasil os veículos elétricos ainda não são comercializados, mas 55 carros de um projeto da Itaipu em parceria com a Fiat rodam em vários estados sob responsabilidade de empresas parceiras do maior projeto de estudo do carro elétrico do país.