O presidente da República, Michel Temer está reunido nesta terça-feira, 21, com a presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos Marques, e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O encontro começou por volta de 15h30.
A pauta da reunião não foi divulgada, mas o Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) apurou que o governo quer promover um “alinhamento” junto ao BNDES. O presidente tem recebido reclamações da atuação discreta do banco de fomento, que antes “ajudava mais” no ambiente econômico.
Uma das primeiras medidas anunciadas por Temer foi a redução do tamanho do BNDES e a devolução pelo banco de R$ 100 bilhões ao Tesouro Nacional, operação que foi concretizada no fim do ano passado. Auxiliares palacianos garantem que o governo não pretende mudar a política que vem sendo implementada, mas avaliam que o BNDES precisa “produzir boas notícias”.
“Que seja discreto, mas nem tanto. Ser discreto não quer dizer que não tenha que atuar”, afirmou uma fonte.
O governo Temer está numa verdadeira cruzada por notícias positivas, justamente no momento em que tenta aprovar medidas impopulares, como as reformas trabalhista e da Previdência, e convive com a expectativa pela queda do sigilo das delações de executivos da Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato.