O governo está preparando uma espécie de cartilha para explicar aos parlamentares e à opinião pública a medida provisória (MP) que muda as regras de operação dos portos no Brasil. A ideia é fazer uma lista com os questionamentos e as respostas das questões centrais da MP 595/2012 como, por exemplo, a concepção do novo modelo, a relação das novas regras com a economia e as dúvidas com relação aos trabalhadores.
A iniciativa de elaborar o texto faz parte da estratégia do governo de evitar resistências à aprovação da MP no Congresso e não permitir que a discussão seja levada pelo movimento dos sindicatos dos trabalhadores do setor, contrários à decisão. Os dirigentes sindicais, coordenados pela Força Sindical, estão definindo um calendário de mobilização e de paralisação contra a medida provisória.
A reunião de ministros com líderes governistas e de partidos da base, na manhã desta terça-feira, abriu as discussões com os parlamentares. De acordo com líderes que participaram da reunião, o encontro com as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e com o ministro da Secretaria dos Portos, José Leônidas, mostrou que será necessário discutir melhor o assunto com a base antes da votação, embora a disposição demonstrada pelos aliados seja pela aprovação da MP.