Governo pode reabrir a linha Finame PSI do BNDES

O governo federal voltou atrás nas datas para o fim da linha de financiamento de máquinas e equipamentos (Finame) no âmbito do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo informou nesta segunda-feira, 9, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, o governo reabrirá a linha Finame PSI nas mesmas condições anteriores, especialmente com relação aos custos financeiros.

Ainda de acordo com Moan, com a decisão o PSI volta a operar normalmente, ou seja, aprovará – de acordo com a análise do BNDES – os pedidos já protocolados e receberá novos pedidos de financiamento até os prazos já determinados. “Ao considerar a conjuntura atual do segmento, tenho a certeza de que a decisão foi extremamente acertada e poderá dar uma injeção de confiança nos consumidores e investidores”, disse o presidente da Anfavea, durante abertura da 20ª edição da Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga.

Em 23 de outubro, foi publicada uma resolução que alterou as datas de operação da linha Finame PSI, antecipando para o fim de outubro o prazo para protocolar pedidos de financiamento em 2015. Entre as mudanças no PSI, estão o corte de R$ 30,5 bilhões no limite de empréstimos e o prazo de protocolo dos pedidos de financiamento, que havia ficado definido em 30 outubro, e não para 30 de dezembro, como esperava o setor.

Na ocasião, Moan havia afirmado que a questão da data era o principal problema. “Quando essa data foi anunciada, houve uma corrida de pedidos de financiamento, o que desestabilizou toda a previsão do setor”, comentou ele na época. A nova mudança na data ainda precisa ser confirmada pelo governo, que deve divulgar decisão no Diário Oficial nos próximos dias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo