O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, afirmou nesta quarta-feira, 9, que o governo está em um momento importante de implantação de um sistema de custo na administração pública. Durante abertura do 3º Congresso de Informação de Custos e Qualidade do Gasto do Setor Público, Augustin disse que a criação do sistema está prevista há muito tempo na legislação brasileira, mas o grau de capacidade do setor público de medir os próprios custos é um desafio. “E na minha opinião não foi vencido”, disse.
Ele afirmou que a implantação de uma plataforma com sistema de custo é não só um desafio, mas uma audácia. “Todo mundo acha importante, mas fazer é mais difícil”, ressaltou. O secretário disse que existe uma cobrança social de eficiência no setor público, referindo-se às manifestações que ocorrem no Brasil nos últimos meses. “Este ano ficou mais evidente que existe uma cobrança social de eficiência do setor público”, afirmou.
Segundo ele, por trás desse movimento, há uma pergunta intrínseca da sociedade sobre o desempenho do setor público e a utilização dos recursos existentes. “Medir para alterar onde temos ineficiências é coisa fundamental para o gestor, para ter uma melhoria no sistema de custo. Estamos numa fase em que o processo está começando a amadurecer”, afirmou.