Governo libera recursos do seguro agrícola

O Ministério do Desenvolvimento Agrário começou a liberar ontem os recursos do seguro agrícola destinado aos pequenos produtores que sofreram prejuízo no primeiro trimestre com os efeitos da estiagem. Cerca de 210 mil famílias receberão R$ 400 milhões. Os estados mais atingidos pela seca foram Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

?Todos os recursos estão assegurados para garantir que esses agricultores recebam seus direitos?, diz o ministro Miguel Rossetto.

O ministro afirma que os produtores que tiverem comprovado perdas na safra não precisarão quitar o pagamento dos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Além disso, os pequenos agricultores que tiverem o seguro agrícola receberão 65% da renda estimada para a lavoura.

Para receber o dinheiro do seguro, o agricultor deve aguardar o contato de seu sindicato ou da agência bancária e ser informado sobre a data do recebimento. A renovação do contrato do seguro é automática. Se o agricultor não quiser continuar com o seguro, poderá pedir o cancelamento e o valor cobrado será devolvido.

O seguro agrícola foi criado em 2004 para amenizar o prejuízo dos pequenos agricultores com os efeitos da estiagem e do excesso de chuvas. Rossetto ressalta que esse é um programa inédito no País. ?Pela primeira vez na história do Brasil, a agricultura familiar tem um programa garantidor de renda em casos de estiagem ou perda da lavoura por questões climáticas.?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo