O governo japonês pediu ao Banco de Desenvolvimento do Japão que estenda o apoio financeiro à empresa aérea Japan Airlines, na mais recente medida de Tóquio para ajudar a companhia, informa o Wall Street Journal.
Em comunicado postado no seu website hoje, o banco, ligado ao governo, disse que considerará com urgência e decidirá sobre o pedido para manter a empresa, também conhecida como JAL, operando.
A mídia local informou que ministros do governo, incluído o vice-primeiro-ministro Naoto Kan, pediram ao banco que dobre a atual linha de crédito do governo à JAL para 200 bilhões de ienes, ou US$ 2,14 bilhões.
Em novembro de 2009, a JAL obteve do governo um crédito de 100 bilhões de ienes para se manter operacional até o final do ano fiscal, em 31 de março de 2010. A empresa estuda uma aliança com as norte-americanas Delta Airlines e American Airlines.
Apesar dos problemas da JAL, uma aliança desse tipo ofereceria às empresas dos Estados Unidos um acesso maior ao crescente mercado da Ásia. As informações são da Dow Jones.