O governo japonês pediu ao Banco de Desenvolvimento do Japão que estenda o apoio financeiro à empresa aérea Japan Airlines, na mais recente medida de Tóquio para ajudar a companhia, informa o Wall Street Journal.

continua após a publicidade

Em comunicado postado no seu website hoje, o banco, ligado ao governo, disse que considerará com urgência e decidirá sobre o pedido para manter a empresa, também conhecida como JAL, operando.

A mídia local informou que ministros do governo, incluído o vice-primeiro-ministro Naoto Kan, pediram ao banco que dobre a atual linha de crédito do governo à JAL para 200 bilhões de ienes, ou US$ 2,14 bilhões.

Em novembro de 2009, a JAL obteve do governo um crédito de 100 bilhões de ienes para se manter operacional até o final do ano fiscal, em 31 de março de 2010. A empresa estuda uma aliança com as norte-americanas Delta Airlines e American Airlines.

continua após a publicidade

Apesar dos problemas da JAL, uma aliança desse tipo ofereceria às empresas dos Estados Unidos um acesso maior ao crescente mercado da Ásia. As informações são da Dow Jones.