Governo investiga ?maquiagem?

O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) instaurou ontem 46 processos contra empresas que fizeram ?maquiagem? de seus produtos. Ao todo, 32 empresas serão investigadas. A prática ocorre quando as empresas mudam a embalagem, em geral uma redução de quantidade, e não informam de maneira clara ao consumidor.

?A maquiagem de produtos prejudica o direito de informações do consumidor, que está assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor?, diz Ricardo Morishita, diretor do DPDC – órgão vinculado ao Ministério da Justiça. Desde 2002 as empresas são obrigadas a informar as mudanças em suas embalagens.

A maior parte dos processos (27) é referente a embalagens de alimentos. Onze são do setor de higiene pessoal. Há também processos contra embalagens de produtos de limpeza, químicos e ração animal. Do total de processos, seis são de produtos da Unilever, como o sabão em pó Omo, que teve a embalagem reduzida de 1kg para 900g, e o macarrão Arisco Lamen, que passou de 85g para 80g.

Kraft Foods e Nestlé têm quatro processos cada uma. Entre os produtos denunciados da primeira, estão o biscoito Club Social (de 279g para 157g) e o chocolate Amaro, que passou de 200g para 170g. Dos produtos da Nestlé, o caldo Maggi teve a embalagem reduzida de 11,5g para 10,5g.

Multas

De acordo com Morishita, os processos foram originados a partir de denúncias apresentadas pelo Ministério Público, entidades de defesa do consumidor e pela imprensa. As empresas têm dez dias para apresentar a defesa. O DPDC espera julgar os casos ainda neste ano.

Se condenadas, elas podem receber multas que variam de R$ 212,80 a R$ 3,192 milhões. Desde 2002, o departamento já aplicou 25 multas.

Depois das multas, as empresas têm direito a recurso e podem ainda entrar na Justiça contra a condenação.

O processo, no entanto, é demorado. Algumas das denúncias dos processos instaurados ontem surgiram em 2001. A demora, explica o diretor, é que durante a análise do caso são feitas diligências para a complementação de informações.

Outro lado

A Kraft Foods e a Nestlé declararam ontem que têm cumprido as regras sobre mudanças em embalagens de produtos. A Kraft Foods Brasil divulgou nota em que informa que seguiu a Portaria 81 do Ministério da Justiça, e que a comunicação ocorreu de forma clara. ?Conforme indicações do mercado consumidor, o objetivo da empresa foi tornar seus produtos mais acessíveis?, diz a nota.

Já a Nestlé alega que dispõe de argumentos que provam que não houve irregularidade ou má-fé na mudança das embalagens ?bem como qualquer infração aos dispositivos do Código de Defesa do Consumidor?. As duas empresas receberam quatro processos cada uma. Outras empresas não se pronunciaram.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo