Governo investe no estímulo à previdência privada

Os fundos de previdência privada respondem hoje a 16% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Isso representa um patrimônio de R$ 250 bilhões, vinculados a 360 entidades. Cerca de 2,3 milhões de pessoas estão vinculadas a algum fundo de previdência privada – 1,7 milhão são ativos e 550 mil aposentados. Mas o governo acredita que esse potencial pode dobrar.

O secretário de Previdência Complementar, do Ministério da Previdência Social, Adacir Reis, disse ontem, em Curitiba, que o País tem potencial para atingir 8 milhões de participantes. Com isso, a meta é atingir 25% do PIB.

Segundo Adacir Reis, depois da regulamentação da Lei Complementar 109/2001, que dispõe sobre a previdência privada no Brasil, já foram aprovados 11 novos planos de previdência complementar, e outros estão em fase de aprovação. Agora, diz o secretário, inicia uma segunda etapa, com a realização de encontros reunindo representantes de entidades de classe – como sindicatos, associações e federações – para repassar a visão sobre as alternativas de planos e benefícios, assim como as vantagens da poupança nacional de longo prazo, formada por meio dos fundos de pensão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo