Governo indica limite maior de crédito aos Estados em reunião do Confaz

Em reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira, indicou que o governo vai anunciar em breve os limites globais para liberação de empréstimos de bancos e organismos nacionais e internacionais a Estados e municípios.

De acordo com o presidente do Consórcio Nacional de Secretarias de Fazenda (Consefaz), André Horta, valores não foram apresentados, mas facilmente serão maiores que os liberados no ano passado, já que o ajuste fiscal do ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy travou as operações.

“Crédito foi a vedete da reunião de hoje, limite de crédito interno e externo. O Dyogo falou que o governo está para anunciar os limites”, disse. Ele imagina que o governo irá avaliar as capacidades de endividamento de cada ente federativo para estabelecer os limites.

Dívida

Na reunião, os secretários de Fazenda avançaram na discussão sobre o alongamento das dívidas dos Estados. Um grupo de trabalho foi formado para discutir o tema com o Tesouro Nacional.

De acordo com o secretário de Fazenda de São Paulo, Renato Villela, ainda não há definição sobre qual seria o modelo do alongamento. A proposta dos Estados é alongar de 30 para 40 anos os pagamentos, o que permitiria uma redução nas parcelas mensais. “Isso não tem efeito patrimonial negativo para a União, mas vai facilitar a vida dos Estados”, afirmou.

FEX

No encontro, Dyogo Oliveira também ouviu reclamações sobre a não liberação de recursos do Fundo de Fomento as Exportações (FEX) aos Estados. De acordo com o secretário de Fazenda de Mato Grosso, Paulo Brustolin, seu Estado tem mais de R$ 450 milhões a receber, relativos a 2015. “Mato Grosso está sendo vítima da condução da política fiscal do Brasil”, disse. Ele ponderou que o Estado é um dos que mais contribuem com as contas externas do País, com US$ 13 bilhões no ano passado. “Nos desenquadramos na Lei de Responsabilidade Fiscal por causa desse comportamento”, afirmou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo