Nos próximos três meses deverá haver uma verdadeira temporada de leilões federais na área de infra-estrutura, incluindo a aguardada licitação da usina hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, e o polêmico leilão de concessão de rodovias federais. Se o cronograma do governo for mantido, até o fim de novembro serão realizados pelo menos oito grandes leilões. De acordo com as estimativas divulgadas até agora pelo governo, as licitações deverão alavancar investimentos de mais de R$ 30 bilhões a médio e longo prazos.

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O bom resultado desses leilões é considerado importante pelo governo e pode retirar a infra-estrutura do atoleiro onde se encontra, possibilitando ao País taxas mais robustas de crescimento econômico. As hidrelétricas do Rio Madeira, por exemplo (além de Santo Antônio, uma segunda usina, a de Jirau, será leiloada no ano que vem) são fundamentais para evitar o risco de apagão na próxima década. Juntas, elas deverão produzir quando prontas 6.450 MW, metade da potência de Itaipu.

O primeiro desses grandes leilões deve ser o da Ferrovia Norte-Sul. Ainda não há uma data fechada, mas a expectativa é de que a licitação ocorra ainda em setembro. O lance mínimo para arrematar a Norte-Sul será de R$ 1,4 bilhão.

O vencedor ganhará o direito de operar, por 30 anos, os 750 quilômetros da ferrovia, de Açailândia (MA) a Palmas (TO). Em um primeiro momento, o concessionário vai operar apenas os 360 quilômetros que já estão prontos, de Açailândia até Araguaína (TO).

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Os recursos arrecadados no leilão serão aplicados pelo governo na conclusão da linha até Palmas, ficando as obras a cargo da estatal Valec. Depois que a obra estiver pronta, o vencedor do leilão passará a administrar todos os 750 quilômetros da ferrovia. ?Nossa estimativa é de que a Norte-Sul chegue a Palmas em 2009?, disse o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo

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