Governo está atento ao controle da inflação, garante Paulo Bernardo

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, disse nesta quinta-feira (8) que a inflação é sempre um motivo de preocupação para o governo. Segundo ele, a equipe econômica está atenta e tem acompanhado com bastante atenção os índices. O ministro fez os comentários ao se referir ao Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) divulgado na quarta-feira (7), que acumulou 10,24% nos 12 meses fechados em abril.

"Temos mantido atenção forte nessa questão [da inflação]. Achamos que não há motivos para alarme. É bom lembrar que o IPCA está ainda muito próximo da meta do governo", disse.

Para o ministro, a preocupação do governo deve-se ao temor de que ainda exista um pouco da cultura inflacionária no país. "O Brasil ainda pode ter um resquício de cultura inflacionária [para o qual] é preciso atentar sempre. Agora, nós não temos nenhum motivo para ficar alarmados. A inflação está sob controle".

O centro da meta de inflação estabelecida pelo governo para este ano é de 4,5% pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). Esse valor pode variar dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Caso o índice máximo seja ultrapassado, o presidente do Banco Central será obrigado a explicar ao ministro da Fazenda os motivos do descontrole.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo