O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, disse nesta quinta-feira, 26, que o governo e a agência vão analisar o pedido das geradoras para que haja algum tipo de ajuda para resolver o problema da produção de energia abaixo da média, que tem provocado perdas bilionárias para o setor. Segundo ele, até o fim de abril, a Aneel vai se posicionar sobre o assunto.
“Neste momento a Aneel está analisando todas as contribuições e pleitos das empresas e associações para que possamos concluir nossa avaliação, primeiro para chegarmos à conclusão se existe mesmo esse problema e se é da dimensão que eles alegam. Se chegarmos a essa conclusão, vamos propor alguma solução”, afirmou, após participar de audiência pública na Câmara dos Deputados.
Rufino disse que a ideia do Ministério de Minas e Energia de instalar painéis solares sobre o espelho d’água de usinas hidrelétricas para gerar energia é uma solução interessante. Segundo o ministério, será possível adicionar até 15 mil megawatts (MW) ao sistema.
“Conceitualmente falando, é uma solução interessantíssima, porque a solução para o escoamento dessa energia já está dada, com linhas de transmissão e subestação já instaladas. Ela é gerada no mesmo local da usina hidrelétrica, muito utilizada no exterior e tem potencial para ajudar a resolver a questão do baixo nível dos reservatórios”, disse.
Rufino disse que 17 distribuidoras que não cumpriram os indicadores de qualidade exigidos pela Aneel terão de apresentar um plano para solucionar os problemas em até 60 dias. As concessionárias poderão ser punidas.