O governo dos Estados Unidos irá anunciar amanhã os detalhes das novas iniciativas para estabilização do mercado que irá implementar em resposta à crise financeira. Em nota, o Departamento do Tesouro informou que o anúncio vai cobrir “uma série de ações abrangentes para fortalecer a confiança pública nas nossas instituições financeiras e restaurar o funcionamento dos nossos mercados de crédito”.

continua após a publicidade

O anúncio das medidas será feito pelo secretário do Tesouro, Henry Paulson, pelo presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Ben Bernanke, e pela presidente da Corporação Federal de Seguros de Depósitos, Sheila Bair. A sessão do Grupo de Trabalho sobre os Mercados Financeiros, liderado por Paulson, vem no momento em que são revelados novos detalhes sobre o plano do governo para resgatar a confiança no sistema financeiro.

Fontes familiares com o assunto afirmaram ao Wall Street Journal que o governo norte-americano deverá comprar ações preferenciais em várias instituições financeiras. O presidente do país, George W. Bush, tem falado quase diariamente sobre a crise financeira. Hoje, ele repetiu seu compromisso de trabalhar na direção de uma resposta global coordenada para a turbulência no mercado financeiro.

O presidente dos EUA vai se reunir com seu Grupo de Trabalho sobre os Mercados Financeiros amanhã pela manhã (horário de Brasília) e fará um pronunciamento sobre a economia logo depois, no jardim da Casa Branca. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade