O Governo do Paraná deposita hoje nas contas dos servidores públicos estaduais o 13.º salário, integralmente. A antecipação beneficia quase 230 mil pessoas, entre funcionários públicos da ativa, aposentados e pensionistas, do Poder Executivo. Com o pagamento, quase R$ 380 milhões (valor da folha) serão injetados na economia paranaense.

continua após a publicidade

Na próxima semana, dia 16, o governo vai depositar a antecipação, também integral, dos salários de dezembro. O pagamento adiantado do 13.º e dos vencimentos de dezembro tem como objetivo oferecer melhores condições financeiras ao servidor público para lidar com os gastos de final de ano, que sempre são maiores.

A medida é aprovada pelos servidores públicos, os líderes de diversas entidades que representam a categoria elogiam a atitude do governo, pelo comércio e por analistas econômicos. A Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) e a Associação Comercial do Paraná (ACP), por exemplo, consideram a antecipação dos salários dos servidores como uma decisão que aquece a economia do Estado.

Equilíbrio

Na avaliação da secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, a antecipação das duas folhas de pagamento (13.º e de dezembro) retrata o equilíbrio financeiro do Estado. Durante todo o ano, as equipes das secretarias de Administração, Fazenda e Planejamento acompanham minuciosamente o desempenho da receita e das despesas, o que possibilita projeções precisas para gastos no final do ano, e impede que faltem recursos nesta época.

continua após a publicidade

?É um trabalho muito competente?, afirma a secretária, lembrando que a prática de antecipar os salários em dezembro vem sendo adotada pelo atual governo desde o primeiro ano da gestão, em 2003.

continua após a publicidade

Contas no Banco do Brasil

Assim como ocorreu com a folha de pagamento de novembro, o 13.º salário de boa parte do funcionalismo público estadual (servidores que trabalham em secretarias e órgãos que têm a folha processada pela Secretaria da Administração) também será pago via Banco do Brasil.

Até o último dia 3, data limite para que quem abrisse conta recebesse o 13.º pelo novo banco, 70,2 mil servidores providenciaram a conta no Banco do Brasil. Quem abriu depois dessa data, recebe pelo Itaú.

O Banco do Brasil e o Itaú têm procedimentos operacionais diferentes, por isso o crédito na conta ocorre em momentos distintos. O Banco do Brasil deixa o dinheiro à disposição do correntista a partir da zero hora do dia em que é feito o depósito. O Itaú, a partir das 23h59 do dia em que o dinheiro é depositado.

Assim, quem já tem conta no Banco do Brasil, terá o dinheiro creditado a zero hora do dia 9, data em que o governo depositará o 13.º. Quem tem conta no Itaú, terá o crédito à meia-noite, na virada do dia 9 para o dia 10 (sábado).