Governo deverá lançar até outubro plano de banda larga

O diretor de Serviços e Universalização do Ministério das Comunicações, Átila Souto, disse hoje que o governo deverá lançar até outubro o plano nacional de internet de banda larga. Segundo ele, a elaboração da proposta está na reta final e envolverá outros ministérios, como o da Saúde, da Educação e do Meio Ambiente.

“A ideia é massificar o uso da banda larga entre as classes C, D e E”, afirmou, após participar, no Guarujá (litoral de SP), do 53º Painel da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).Souto salientou que mais detalhes serão anunciados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Hélio Costa (Comunicações), provavelmente no início de outubro.

Ele adiantou que a proposta passa pela expansão da infraestrutura da rede e da capacidade de transmissão de dados. Segundo Souto, o projeto será desenvolvido com investimentos privados.

“O governo poderá investir de forma complementar”, disse.De acordo com o presidente da Telefônica e da Telebrasil, Antônio Carlos Valente, as empresas deverão apoiar a proposta. Valente destacou que o País conta com cerca de R$ 7,5 bilhões do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), criado após a implementação da Lei Geral de Telecomunicações. “O País dispõe de recursos acumulados ao longo dos últimos oito anos pelo Fust, que saíram do lucro das empresas. Mas, certamente, poderemos complementar com recursos próprios”, afirmou.

Por meio do Fust, o diretor de inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, Eduardo Costa, destacou que o País poderá oferecer aos turistas e à população das 12 cidades sede da Copa do Mundo de 2014 acesso à internet de alta velocidade fixa e móvel.

Segundo ele, a proposta está inserida no projeto “2014 Bis”, em homenagem a Santos Dumont, e foi apresentada na última semana ao presidente Lula.Segundo dados elaborados pela Telebrasil, em parceria com a Teleco, aproximadamente 10,4 milhões de assinantes no País contavam com o serviço de acesso à banda larga no final de março, último dado disponível, o que representou um crescimento de 4% em relação ao mesmo período de 2008. Conforme o estudo, cerca de 61% da população têm acesso à banda larga, em 48,9% dos municípios brasileiros.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo