O governo trabalha com a possibilidade de realizar dois leilões de hidrelétricas em 2011: um em meados e outro no fim do ano. A informação é da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em nota divulgada pelo ministério. A decisão é do grupo de infraestrutura energética que coordena o planejamento energético do Brasil para os próximos quatro anos, que se reuniu ontem no Ministério do Planejamento. A definição da quantidade de usinas que serão leiloadas será discutida posteriormente.
“A gente fez uma primeira abordagem e a equipe técnica tem prazo para nos trazer informações adicionais. Só então vamos fechar uma proposta do que é possível fazer para o primeiro e para o segundo semestre”, informou a ministra, segundo sua assessoria.
Sobre o licenciamento ambiental de Belo Monte, Miriam Belchior disse que o empreendimento está seguindo seu licenciamento regular. “Já foi dada a licença prévia e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) está trabalhando na licença de instalação dessa obra.”
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que participou da reunião, informou que o ministério está trabalhando na modernização da gestão do licenciamento ambiental para dotar a estrutura de sistema informatizado. Isso vai possibilitar a tomada de decisões com redução de custos no licenciamento ambiental e maior eficiência.