O secretário de Petróleo, Gás e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Martins Almeida, confirmou hoje que o governo deve liberar este ano, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), financiamento de R$ 2,5 bilhões para formação de estoques de etanol. Ele ressaltou, entretanto, que a palavra final para definição do financiamento cabe ao Conselho Monetário Nacional (CMN). “Mas ainda há tempo para decidir isso. O financiamento tem que sair antes do início da próxima safra, em abril”, disse.

continua após a publicidade

O diretor de Combustíveis Renováveis do ministério, Ricardo Dornelles, que concedeu entrevista junto com o secretário, calculou que, se o financiamento atingir mesmo esse montante, isso significa que as usinas terão condições de fazer um estoque de 6 bilhões de litros, o equivalente a “três meses de consumo no País”.

O secretário Almeida ressaltou que, com isso, será possível atingir o equilíbrio nos preços e evitar oscilações na próxima entressafra. Segundo o secretário, no ano passado o governo também ofereceu financiamento aos estoques, mas, na ocasião, as usinas estavam endividadas e não tinham condições de oferecer garantias para os empréstimos.

continua após a publicidade