Governo define regras de acordo com Alemanha

Sertãozinho, SP

– O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, disse ontem que o governo brasileiro deve divulgar, em 60 dias, as condições operacionais sobre o acordo com a Alemanha para a produção de 100 mil carros a álcool no Brasil.

Amaral informou que o presidente Fernando Henrique Cardoso está estudando como concederá o crédito de até R$ 1 mil para cada comprador de carro a álcool, dinheiro subsidiado pela Alemanha dentro das regras do protocolo de kyoto. “O governo vai adiantar esse dinheiro aos frotistas”, disse Amaral, anteontem à noite, durante o IV Fórum Nacional do Álcool, realizado em Sertãozinho (SP). Amaral explicou que adiantamento será compensado depois com os pagamentos da Alemanha.

O desconto para a compra de carro a álcool não será concedido a qualquer comprador. “Somente os frotistas serão beneficiados”, disse Amaral.

O presidente da Associação Nacional dos fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Ricardo Carvalho, que também participou do evento, explicou que a venda aos frotistas será mais fácil de ser contabilizada dentro do acordo Brasil-Alemanha.

Carvalho disse que todas as montadoras que fabricam veículos a álcool poderão participar do programa. O acordo entre Brasil e Alemanha foi estabelecido dentro das regras do Protocolo de Kyoto, onde os países desenvolvidos podem comprar dos países em desenvolvimento os chamados créditos de carbono.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo