Governo de SC diz que fábrica da BMW será no Estado

A BMW optou em construir sua primeira fábrica no Brasil na cidade de Araquari, no norte de Santa Catariana após um ano de negociação com o governo do Estado.
O investimento deve chegar a R$ 1 bilhão e 1.500 empregos diretos devem ser criados em uma primeira fase. Em cinco anos, a previsão é de criar 6.000 vagas.

A confirmação foi feita ontem pelo governador Raimundo Colombo, que apresentará em Brasília à presidente Dilma Rousseff os detalhes dos incentivos fiscais negociados com a montadora alemã. Santa Catarina e São Paulo disputavam a instalação da montadora no país. O presidente mundial da montadora, Norbert Reithofer, deve participar da apresentação do projeto ao governo.

A montadora ainda não confirmou oficialmente a notícia, mas o anúncio está publicado no site do governo de Santa Catarina (www.sc.gov.br).

Os detalhes sobre o empreendimento eram mantidos sob sigilo e seriam apresentados pela montadora durante a première que a BMW fará na terça-feira no Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, que terá a presença do presidente global da companhia.

Incentivos

A BMW é será a primeira montadora de Santa Catarina. Segundo o governador, o decreto concedendo incentivos fiscais à montadora deve ser assinado na quarta-feira, dia 24. Apesar de alguns detalhes serem tratados com sigilo, o site do governo informa que o terreno escolhido em Araquari será pago com os impostos gerados pela fábrica.

Procurada pela reportagem, a montadora não se pronunciou. Colombo destaca que a vinda da empresa BMW significa “um grande avanço tecnológico para Santa Catarina porque outras empresas virão” o que tem impacto no emprego, e consequentemente, na renda dos trabalhadores.

Na previsão da federação das indústrias de Santa Catarina, a cadeia produtiva em torno da montadora pode gerar cerca de 10 mil postos de trabalho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo