Governo cria comitê gestor de bioenergia

O governador em exercício, Orlando Pessuti, se reuniu ontem com representantes da Emater, Crea-PR, Secretaria de Ciência e Tecnologia e Tecpar com o objetivo de discutir o “Programa Paranaense de Bionergia”. Na reunião, foi criado um comitê gestor de bioenergia que pretende anunciar, dentro de 60 dias, um plano para criação de um projeto que viabilize a produção de biodiesel no Paraná.

“É uma ação de governo em favor a produção agropecuária, pois o biodiesel garante uma redução de custos no campo”, afirmou Pessuti. O governador em exercício afirmou ainda que o intuito é promover o desenvolvimento local, principalmente nas comunidades mais empobrecidas, permitindo que os agricultores utilizem suas máquinas com um combustível mais barato e menos poluente.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Aldair Rizzi, disse que deverá ser criada uma rede de pesquisas envolvendo universidades, Embrapa e Emater – para os diversos usos do biodisel. “Essa tecnologia, ao mesmo tempo que reduz os custos, também preserva o meio ambiente.”

Estratégico

Para o presidente do Crea-PR, Luiz Antônio Rossafa, a bioenergia tem um papel estratégico no desenvolvimento das sociedades. “Contribui para a paz mundial, pois as grandes guerras estão focadas no petróleo”, explicou.

Segundo Rossafa, o Crea realizou um estudo para a implantação de uma indústria de biodiesel no Paraná e todas as simulações deram certo. “Existe a possibilidade da implantação de um projeto experimental na Usina de Figueira, região Central do Paraná”, declarou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo