A agência estatal de notícias da Argentina Télam confirmou que a presidente Cristina Kirchner destituiu o titular do Banco Central, Martín Redrado, por decreto. De acordo com a rede de tevê Todo Notícias (TN), Cristina também nomeou o vice-presidente da instituição, Miguel Angel Pesce, como titular interino do BC. Em entrevista à imprensa, hoje de manhã, Pesce criticou Redrado e convocou uma reunião com os diretores do BC ligados ao governo.

continua após a publicidade

Segundo a informação oficial, Cristina alega que Redrado foi destituído por negar-se a cumprir o decreto de criação do Fundo do Bicentenário, com recursos das reservas internacionais do país no valor de US$ 6,5 bilhões, para pagar a dívida pública em 2010. A presidente acusa Redrado de “má conduta e descumprimento dos deveres de funcionário público”.

A medida que conta com cinco artigos e foi assinada pela presidente Cristina Kirchner e por todos os ministros, conforme a Télam, ordena a Procuradoria Geral a apresentar uma denúncia judicial contra Redrado.

continua após a publicidade