O porta-voz do presidente Michel Temer, Alexandre Parola, informou nesta terça-feira, 30, que o governo brasileiro apresentou ao secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) uma solicitação para iniciar processo de acessão à organização.
“A solicitação brasileira segue-se à bem sucedida execução do programa de trabalho que resultou do Acordo de Cooperação assinado entre o Brasil e a OCDE em 2015”, afirmou o porta-voz, ressaltando que a solicitação brasileira será examinada pelo Conselho da OCDE.
Segundo Parola, o Brasil tem participado, sob a coordenação do Itamaraty, de atividades no âmbito da OCDE desde 1994. “Acompanha regularmente 23 comitês e grupos de trabalho e já acedeu a 31 dos instrumentos jurídicos acordados por seus membros. Desde 2007 o Brasil foi convidado a um “engajamento ampliado” com a OCDE, com vistas a uma possível acessão e já é considerado um parceiro chave da organização”, afirmou.
O porta-voz disse ainda que a iniciativa “insere-se no marco dos esforços do Governo brasileiro para consolidar o desenvolvimento sustentável e inclusivo, com a modernização da gestão e aproveitamento da larga experiência em políticas públicas comparadas da Organização”.