A Gol já é a companhia aérea com o terceiro maior valor de mercado das Américas (exceto o Canadá), seguida pela TAM, Lan Chile e United Airlines, praticamente empatadas na quarta colocação. É o que mostra um levantamento da Economática, feito a pedido do jornal O Estado de S. Paulo, com dados das empresas de capital aberto.
A companhia, entretanto, continua em segundo lugar no ranking nacional, pelo critério de passageiros transportados. Até o último dia 19, o seu valor era calculado em US$ 6 bilhões, ante US$ 4,3 bilhões da líder TAM. No topo da lista de valorização das companhias estão as americanas Southwest (US$ 11,5 bilhões) e American Airlines (US$ 7,3 bilhões).
"A Gol seguiu um modelo de negócios que deu certo. E o crescimento econômico brasileiro melhorou sua eficiência e também o da TAM", diz o presidente da Iata, sigla em inglês da associação internacional de transporte aéreo, o brasileiro Fernando Pinto. Segundo ele, o bom desempenho da economia global levou a associação a revisar recentemente o lucro mundial do setor. Inicialmente, a Iata previa um ganho de US$ 3,8 bilhões para este ano, que saltou para US$ 5,1 bilhões. "A revisão foi feita pela forte demanda de passageiros. O mercado como um todo cresceu muito, principalmente na China e no extremo oriente", afirma Pinto, também presidente da companhia aérea portuguesa TAP.
O levantamento feito pela Economática mostra que o lucro líquido da Gol – de US$ 300 milhões em12 meses acumulados até março de 2007 – é o quarto maior das Américas. O resultado, que não inclui a compra da Varig pela Gol, negociação divulgada no dia 28 de março, fica atrás dos US$ 531 milhões da Southwest, US$ 431 milhões da Continental e US$ 404 milhões da American. A TAM, por sua vez, teve ganho de US$ 246 milhões no mesmo período.