São Paulo – O Gol, o carro mais vendido no País também é o modelo brasileiro mais exportado. Em outubro, a Volkswagen atingiu a marca de 300 mil unidades comercializadas no exterior a partir de 1991, ultrapassando as vendas do Fox (200 mil unidades) e do Passat (170 mil), ambos da própria marca. A empresa também atingiu exportações de US$ 1 bilhão no acumulado do ano e deve encerrar 2002 com superávit de US$ 700 milhões, o equivalente a 6% do valor previsto para a balança comercial brasileira.

O maior comprador de Gol é o México, onde recebe o nome de Pointer e é o terceiro carro mais vendido no mercado. No início do próximo ano começará a ser exportado para a China em forma de CKD (desmontado). A fábrica brasileira enviará o equivalente a 60% dos componentes e o restante será produzido e montado por fabricantes locais. O contrato deve render cerca de US$ 100 milhões ao ano para a Volkswagen.

Lançado em 1980 e há 15 anos consecutivos na liderança do mercado nacional de automóveis, o Gol já passou por três mudanças de design e vendeu, até agora, mais de 3,3 milhões de unidades. Nos últimos dois anos, o modelo vem resistindo à boatos do fim de sua produção, sempre negados pela montadora. No mês passado a Volks também atingiu a marca de 100 mil unidades de Golf exportadas para os Estados Unidos e o Canadá. A montadora é a única do País a vender carros prontos para o mercado norte-americano.

Até dezembro, a previsão da Volks, a maior exportadora do setor automobilístico, é de exportar US$ 1,27 bilhão. Em 2003 a projeção é de crescimento de 10%. Além de Gol e Golf, a empresa deve intensificar as exportações do Polo. As exportações da marca podem aumentar ainda mais nos próximos anos caso a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) ganhe, na matriz, a disputa para a produção do projeto Tupi Europa, modelo de pequeno porte cuja versão para exportação está sendo disputada por fábricas do grupo de outros quatro países.

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