A Toyota perdeu a liderança mundial de vendas de veículos para a gigante norte-americana General Motors no acumulado de janeiro a setembro, apesar de registrar crescimento de vendas de mais de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. A montadora japonesa comercializou 7,05 milhões de veículos, número levemente inferior ao obtido pela GM, de 7,06 milhões de unidades. Já as vendas da GM de janeiro a setembro cresceram 2 4%. A fabricante norte-americana retomou assim o primeiro lugar na venda de carros no mundo, depois que a Toyota fez história entre janeiro e junho ao desbancá-la como líder do setor, posição que ocupava havia 76 anos.
O grupo japonês vendeu entre janeiro e junho 4,71 milhões de unidades, à frente dos 4,67 milhões da GM. Apesar dos resultados acumulados, alguns observadores do mercado internacional ainda apontam para uma liderança da Toyota, já que a GM só está à frente se incluídos os carros de uma fábrica chinesa na qual ela tem participação minoritária, a Saic Motors.
A conta da Toyota inclui as unidades de carros compactos Daihatsu e da fabricante de caminhões Hino, nas quais possui mais de 50% de participação. A Toyota é a maior montadora do mundo em valor de mercado (US$ 190 bilhões, nove vezes o valor da GM). A empresa está a caminho de novo lucro recorde, impulsionado pelo aumento de vendas na Europa, China e mercados emergentes.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)