A operadora de Banda B de telefonia móvel do Paraná e Santa Catarina, Global Telecom (GT) em parceria com a Portugal Telecom Inovação, anunciou ontem a implantação de uma nova tecnologia para os serviços. A empresa investiu R$ 15 milhões para a instalação de uma nova plataforma que irá operar dentro do sistema NGIN (Next Generation Inteligent Network), considerada uma das mais sofisticadas no mundo na transmissão de dados e voz.
A nova tecnologia vai estar disponível, inicialmente, para os clientes que utilizam os celulares pré-pagos, que hoje representam 70% dos clientes da empresa. A tecnologia foi desenvolvida com exclusividade para as empresas do Grupo Global Telecom, tendo uma versão inédita no Brasil. Segundo o diretor de Tecnologia de Informação da GT, Antônio Carlos Gonçalvez a empresa migrou do sistema ATS para o NGIN sem que o cliente fosse prejudicado. A operação iniciou em julho deste ano, sendo que as cidades de Francisco Beltrão e Pato Branco serviram de piloto para testes do novo sistema. Ele ressaltou que a solução empregada torna o sistema em uma rede inteligente capaz de trabalhar recursos, além de operacionalizar 99,5% das chamadas. A mesma tecnologia é utilizada há 10 anos pela PT Inovação nos países onde a Portugal Telecom atua.
Com a nova tecnologia será possível a integração entre as plataformas Global Telecom (PR/SC) e Telesp Celular (SP). No estado paulista o sistema já funciona há três anos, e atende cerca de 4,5 milhões de clientes. O vice-presidente da Global Telecom, Ivan Zarur entende que com os investimentos será possível projetar um crescimento da base de clientes, que hoje já chega a um milhão. Segundo ele, existe um grande mercado na área se telefonia móvel a ser explorado, pois o Paraná e Santa Catarina tem o pior desempenho per-capita no setor. Nos dois estados apenas 17% da população utiliza telefone celular, contra 25% do Rio de Janeiro, 23% de são Paulo e 22% do Rio Grande do Sul.