Gestão da pecuária leiteira melhora produção no Sudoeste

Os produtores de leite do Sudoeste do Paraná estão controlando a produção por meio de dados coletados mensalmente em cada propriedade. O controle é possível através do programa Gestão da Pecuária Leiteira, desenvolvido pela Emater, que prevê a produção de leite a pasto, o que diminui os custos e aumenta a produção. Em Chopinzinho, a gestão da pecuária é feita há um ano na propriedade de Valdecir e Ademir de Mello.
Pela gestão, é montado um banco de dados, estabelecido para criar parâmetros de intervenção nas propriedades rurais. ?Com as informações tabuladas, discute-se com ele o custo de produção e produtividade, para termos uma otimização da área explorada com o leite?, informa o técnico Luiz Pasquali, da Emater. Os dados mostram renda bruta, custo variável, margem bruta, produção total e produtividade por vaca por hectare.
Segundo Luiz Pasquali, o custo para produzir um litro de leite numa propriedade integrada ao programa de gestão da pecuária é de R$ 0,11. ?Sem essa assistência técnica garantida pelo programa de gestão nós não teríamos resultados tão bons?, diz o produtor Valdecir de Mello.
Seguindo a orientação do programa de gestão da pecuária, os produtores alimentam as vacas somente com pasto. Eles cultivam um consórcio de pasto com azevém, aveia e trevo. A produção diária é de 280 litros a 300 litros, uma média de 17 litros a 18 litros por vaca.
De acordo Luiz Pasquali, a meta é trabalhar o programa de Gestão da Pecuária Leiteira em toda a Região Sudoeste. ?Serão escolhidas 100 propriedades, entre os 42 municípios da região, onde a Emater vai implantar o programa pelo período de um ano, destacando sempre que o foco principal é a produção de leite a pasto?, acrescenta o técnico.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo