Gerdau defende maior investimento do setor público

O presidente e fundador do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau Johannpeter, defendeu hoje que o setor público nas três esferas de governo aumente os investimentos para, no mínimo, 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo ele, hoje, o setor privado investe 17% do PIB. Para o empresário, o governo precisa ampliar a capacidade de investimentos privados para infraestrutura para manter as necessidades competitivas do Brasil, mas também deveria ampliar os investimentos públicos.

Segundo ele, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é um instrumento de gestão importante, mas deveria ter investimentos maiores em porcentual do PIB. De acordo com Gerdau, o Brasil hoje, incluindo setor público e privado, investe menos que 20% do PIB. “Para termos uma taxa de crescimento consolidado, deveríamos ter uma meta (de investimento) de 27%, 28% do PIB e, dentro deste número, o setor público deveria ter, no mínimo, 10% sobre o PIB”, disse Gerdau, que participa, em Brasília, do 7º Congresso Internacional Brasil Competitivo.

De acordo com ele, os investimentos privados sobre a sua parcela do PIB são de 30%, o que é um número considerado bom internacionalmente. Gerdau disse que aumentar os investimentos é um desafio enorme e que deve ser alcançado sem aumento da carga tributária, mas sim por eficiência de gestão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo