A geração de energia elétrica em agosto registrou aumento de 3 1% em relação a agosto do ano passado, informa o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O porcentual consolida uma tendência mensal de desaceleração do crescimento, que foi de 7 52% em abril, 5,13% em maio, 3,70% em junho e 3,97% em julho, sempre na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
O ONS atribui o ritmo menor em agosto à queda na temperatura média em relação ao observado em igual período do ano passado, especialmente nas regiões Sudeste e Sul. No primeiro trimestre, ao contrário, a temperatura média deste ano ficou acima da observada em igual período de 2006. Em relação a julho, a geração em agosto registrou aumento de 2,4% e a variação acumulada no ano contabilizou variação de 4,3% sobre os primeiros oito meses de 2006. Além da temperatura, a geração de energia está diretamente ligada ao ritmo da atividade econômica.
Em números absolutos, a geração média em agosto atingiu 49.172 MW médios, o que indica aumento de 1.484 MW contabilizados em agosto de 2006. Esse ritmo está abaixo das projeções da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que no cenário de referência no Plano Decenal de Energia Elétrica 2006-10 prevê expansão média no consumo em torno de 2.405 MW médios nos próximos dez anos.