Geithner vê sinais de melhora na economia global

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, disse hoje que os países do G-20 (grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo, representadas por 19 países industrializados e em desenvolvimento e pela União Europeia) fizeram progressos desde o encontro de cúpula dos líderes no início deste mês e que existem sinais de melhora na economia global. No entanto, ele disse que os formuladores da política não podem ser complacentes.

“Sem subestimar os desafios que ainda enfrentamos, existem sinais de que o ritmo de deterioração na atividade econômica e fluxo de comércio diminuíram”, disse Geithner, no fim do encontro dos ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G-7 (grupo formado pelas economias mais ricas do mundo), em Washington.

“Estamos certos em estarmos um tanto animados, mas estaremos errados em concluir que estamos próximos de emergir da escuridão que baixou sobre a economia global no início do outono (no Hemisfério Norte) passado”, disse. Portanto, Geithner disse que existe um “claro imperativo” para se avançar na agenda do G-20.

“É crucial que proporcionemos os estímulos necessários para a demanda doméstica em cada um dos nossos países e estabilizemos nossos sistemas financeiros para assegurar uma recuperação global sustentada”, disse. Geithner também disse que quando a recuperação começar, deve ser equilibrada e conduzida pelo crescimento doméstico em cada país. As informações são da Dow Jones.