O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, propôs neste sábado que o Fundo Monetário Internacional (FMI) tome uma medida incomum: o empréstimo de recursos para ajudar alguns países a recapitalizar bancos e a refinanciar dívidas corporativas. “No contexto da atual crise, apoiamos o uso dos recursos do FMI para suprir necessidades de países com sólido histórico fiscal”, afirmou em uma declaração para o comitê financeiro e monetário do fundo.
Para Geithner, o FMI deve trabalhar com outras instituições multilaterais para analisar “situações especiais” de cada país, como a injeção de capital em bancos e a ajuda na rolagem de dívidas de empresas. O secretário do Tesouro norte-americano também pediu que os ministros de Finanças dos países do G-20 persigam os compromissos que seus líderes trataram na reunião realizada em Londres no início do mês, no sentido de aumentar suas contribuições ao FMI.
O FMI tradicionalmente direciona seus recursos para suprir países com dificuldades no balanço de pagamentos, embora tenha havido situações em que a instituição forneceu assistência orçamentária. As informações são da Dow Jones.