Os gastos dos consumidores dos EUA aumentaram modestamente em fevereiro, com alta de 0,1% em fevereiro ante janeiro, considerando-se ajustes sazonais, segundo dados do Departamento do Comércio. O resultado veio um pouco pior que a expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam avanço de 0,2% nos gastos.
Segundo o relatório, o resultado sugere que os norte-americanos estão poupando mais, um sinal de que o consumo está mais cauteloso e que pode conter o crescimento econômico dos EUA.
A renda pessoal, por sua vez, subiu 0,4% na comparação mensal de fevereiro. O dado veio acima do esperado, visto que os analistas previam acréscimo de 0,3% na renda.
Os gastos com consumo respondem por cerca de 70% da atividade econômica dos EUA e são um importante motor do crescimento econômico.
Os números de janeiro não sofreram revisão e continuaram mostrando queda de 0,2% nos gastos ante dezembro e aumento de 0,3% na renda pessoal.
O Departamento do Comércio informou também que os salários dos consumidores subiram 0,4% em fevereiro ante o mês anterior, enquanto a taxa de poupança nos EUA avançou para 5,8% em fevereiro, de 5,5% em janeiro. Fonte: Dow Jones Newswires.