O mercado publicitário movimentou R$ 16,6 bilhões no ano até julho, uma alta de 10,1% sobre o mesmo período do ano passado. Em julho, a alta foi de 5,4%, diminuindo o acumulado anual, que era de 11% até o mês passado.
Os dados são do Projeto Inter-Meios, publicação do jornal “Meio & Mensagem” com base em dados fornecidos pelos veículos. Os veículos pesquisados respondem por 90% do mercado, mas o número é extrapolado para abarcar 100%.
Os jornais, segunda mídia em faturamento publicitário atrás da televisão, registraram queda de 4,5% em julho, acumulando uma expansão de 2,9% no ano, com 11,56% de participação na receita publicitária total e R$ 1,92 bilhão de faturamento bruto.
Internet e TV por assinatura lideram o crescimento do setor no ano, ambas com altas de 15% nas receitas com publicidade.
A internet faturou R$ 857 milhões no período e obteve 5,14% de participação de mercado. O dado não mede gastos com links patrocinados e anúncios em redes sociais.
A TV por assinatura segue à frente do rádio, encerrando o período com R$ 684 milhões de receita publicitária e 4,10% de participação.
A TV aberta ampliou sua participação para 65,2%, com alta de 12,96% no ano. Em termos absolutos, o meio TV faturou R$ 10,8 bilhões até julho.
Rádio cresceu 8,8% no ano, após uma alta de apenas 2,4% em julho, enquanto as revistas viram suas receitas com anúncios caírem novamente, em 6,9%, totalizando R$ 1 bilhão no ano.