Oxford, Inglaterra 

– O presidente da Petrobras, Francisco Gros, disse ontem que a empresa não tem nenhuma responsabilidade sobre o novo aumento no preço da gasolina, que subirá novamente devido a uma decisão dos estados. O reajuste, que estará em vigor a partir de hoje em 19 estados, vai acontecer em função do aumento no valor da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), recolhido pelos estados. Gros ressaltou que não tinha detalhes sobre esse reajuste porque está fora do País, acompanhando o presidente Fernando Henrique em viagem à Europa.

– Não sei deste aumento, não tenho informações porque estou em viagem e, nesse momento, o presidente da Petrobras é o doutor Coutinho. Mas, se estão me dizendo que vai aumentar por causa do ICMS, vocês têm que perguntar isso aos governadores – afirmou o presidente da Petrobras.

Gros disse que a Petrobras anunciou o aumento que estava prevendo, que entrou em vigor no último dia 4, e que não há qualquer outro reajuste previsto. Ele disse esperar também que a decisão do Iraque, que aceitou a inspeção da ONU no país, tenha um efeito positivo na questão do preço do petróleo em nível internacional com reflexos no Brasil. Gros explicou que a Petrobras é obrigada a aumentar os preços dos combustíveis sempre que há uma variação brusca no mercado internacional ou por causa da variação do câmbio.

continua após a publicidade

continua após a publicidade