Gasolina tem novo aumento em 19 estados. Culpa do ICMS

Oxford, Inglaterra 

– O presidente da Petrobras, Francisco Gros, disse ontem que a empresa não tem nenhuma responsabilidade sobre o novo aumento no preço da gasolina, que subirá novamente devido a uma decisão dos estados. O reajuste, que estará em vigor a partir de hoje em 19 estados, vai acontecer em função do aumento no valor da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), recolhido pelos estados. Gros ressaltou que não tinha detalhes sobre esse reajuste porque está fora do País, acompanhando o presidente Fernando Henrique em viagem à Europa.

– Não sei deste aumento, não tenho informações porque estou em viagem e, nesse momento, o presidente da Petrobras é o doutor Coutinho. Mas, se estão me dizendo que vai aumentar por causa do ICMS, vocês têm que perguntar isso aos governadores – afirmou o presidente da Petrobras.

Gros disse que a Petrobras anunciou o aumento que estava prevendo, que entrou em vigor no último dia 4, e que não há qualquer outro reajuste previsto. Ele disse esperar também que a decisão do Iraque, que aceitou a inspeção da ONU no país, tenha um efeito positivo na questão do preço do petróleo em nível internacional com reflexos no Brasil. Gros explicou que a Petrobras é obrigada a aumentar os preços dos combustíveis sempre que há uma variação brusca no mercado internacional ou por causa da variação do câmbio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo