Brasília – O governo vai alterar a política de utilização do gás natural no País, para tornar economicamente viável a exploração da reserva de 400 bilhões de metros cúbicos descoberta na Bacia de Santos. “Vamos caminhar para uma política de gás bastante diferente da atual”, afirmou ontem a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff. Essa política, segundo ela, terá de viabilizar o potencial de expansão e assinala para uma formação de preço diferente da atual.
Para Dilma, a descoberta de reserva de gás na Bacia de Santos “é algo relevante para o País” e deverá resultar em uma ampliação do mercado desse combustível. Ela alertou para o fato de que uma reserva somente se torna comercializável quando há mercado. “Isso só é real se nós brasileiros consumirmos”, afirmou.
Segundo ela o que mais afeta a Bolívia, que tem um contrato de comercialização de gás com o Brasil, não é a nova descoberta, mas o fato de que, mesmo hoje, o gás disponível não está sendo totalmente consumido.
