G-7: Juncker diz ainda aguardar contraproposta da Grécia sobre acordo de dívida

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que ainda aguarda uma contraproposta da Grécia sobre as negociações com os credores internacionais em relação à sua dívida, demonstrando frustração com o progresso obtido antes do encontro anual dos sete países mais desenvolvidos (G-7) na Bavária.

Juncker, que lidera o conselho executivo da União Europeia e representa uma das três instituições que negociam atualmente com a Grécia, disse ter negado um pedido do primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, de conferência telefônica ontem, porque não recebeu uma contraproposta. Ele espera que a Grécia apresenta tal proposta antes da quarta-feira, quando pretende se reunir com Tsipras em paralelo a um a reunião de cúpula da União Europeia/América Latina em Bruxelas.

Juncker afirmou que continua a desconsiderar a possibilidade de saída da Grécia do euro em consequência da crise em sua dívida. Mas acrescentou que isso não significa que a Europa irá “retirar um coelho da cartola” para resolver a crise, sem medidas da Grécia para satisfazer a demanda de seus credores de reformas econômicas em troca de empréstimos adicionais.

Ao comentar sobre a Grécia em uma entrevista coletiva para a imprensa pouco antes do início do encontro do G-7 no resort de Schloss Elmau, na região da Bavária, Juncker mostrou-se visivelmente frustrado. Ele disse estar desapontado com o discurso no Parlamento de Tsipras, o qual descreveu como pouco alinhado com a posição dos credores. “Não tenho um problema pessoal com Alexis Tsipras, ele foi meu amigo, ele é meu amigo”, afirmou Juncker. “Mas um amigo, para manter uma amizade, tem de seguir mínimas regras”, acrescentou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo