Futuro presidente do Bird inicia giro por países pobres

O futuro presidente do Banco Mundial (Bird), Robert Zoellick, reuniu-se nesta quarta-feira (6) com autoridades econômicas da África na capital de Gana, no início de um "tour" por três continentes. Segundo Zoellick, a viagem deve ajudá-lo a entender as necessidades dos países pobres.

"Estou na África para aprender, para ouvir as várias autoridades governamentais sobre como posso ajudá-las a atingir seus objetivos", afirmou, ao fim de um dia de reuniões com ministros das Finanças de países da África Ocidental, incluindo Gana, Costa do Marfim, Burkina Faso e Senegal. Ele também se encontrou com representantes do setor de energia e das organizações de ajuda humanitária internacional. A viagem de Zoellick continuará no leste e no sul da África e incluirá também a Europa e a América Latina.

Indagado sobre se concordava com a atual política do Banco Mundial, de impor condições para a concessão de empréstimos – o que muitos países africanos condenam como uma forma de ultimato -, Zoellick disse que algumas condicionalidades são necessárias para que os empréstimos sejam concedidos de modo responsável. "É natural procurar se certificar de que o dinheiro será bem gasto" declarou. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo