O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, faz amanhã (1) uma palestra em Toledo, no Oeste do Paraná, onde vai abordar o tema ?Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior?. O evento será no Teatro Municipal, às 19h, vai contar com a participação de representantes de quatro universidades da região: Unipar, Puc, Fasul e Unioeste.

Esta deverá ser a primeira etapa de uma visita com o objetivo de aumentar a participação de empresários paranaenses interessados em vender seus produtos no mercado internacional e expandir ainda mais as exportações brasileiras. Na sexta-feira (2), Furlan segue para Cascavel, onde participa do 79.º Encontro de Comércio Exterior (Encomex), o maior e mais importante do gênero no Brasil.

Participação

?O Encomex busca ampliar a participação do empresariado brasileiro no comércio internacional e propiciar seu engajamento no processo exportador?, explica o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Luis Guilherme Mussi. ?O Paraná, dentro desse processo, é estratégico?.

Para isso, acrescenta Mussi, a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Secex/MDIC) e a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil) vêm promovendo os encontros em diversas regiões do País.

A iniciativa também é fruto da percepção de que a falta de informação existente entre os empresários, em especial entre micro, pequenos e médios, traz insegurança para investir no mercado externo.

Os participantes terão acesso a informações acerca de políticas, ações e da estrutura do comércio exterior. Além disso, poderão conhecer instrumentos de apoio e estímulo, como os mecanismos de financiamento, as regras básicas e o funcionamento do intercâmbio comercial brasileiro.

As inscrições para o Encomex são gratuitas e poderão ser feitas pelo fax: (45) 225-7700, telefone: (45) 225-7700, 321-1438, ou ainda por meio eletrônico: www.encomex.desenvolvimento.gov.br.

continua após a publicidade

continua após a publicidade