A Federação Única dos Petroleiros (FUP) recomendou o término da greve dos trabalhadores da Petrobras. O indicativo deverá ser votado em assembleias realizadas nos sindicatos da categoria. A paralisação iniciada na segunda-feira já estava com término previsto para meia-noite desta sexta-feira (27), mas teria uma assembleia para decidir pela continuidade ou não da paralisação nos próximos dias.
Segundo os diretores da FUP, a recomendação ocorreu porque “houve avanços” na negociação com a Petrobras. Em nota enviada à imprensa, a FUP afirmou que a empresa se compromete a não punir nem perseguir os trabalhadores que tenham feito greve, assim como a desistir dos interditos proibitivos movidos contra os trabalhadores durante os cinco dias do movimento.
“Ontem só não fechamos acordo porque a empresa insistia em manter uma cláusula dizendo que iria apurar os excessos cometidos durante a greve. Hoje ela recuou e garantiu que não haverá punição a ninguém”, disse o diretor Jaó Antonio Moraes. Ainda segundo ele, a Petrobras se comprometeu a negociar com os trabalhadores mudanças na política de segurança e melhoria das condições de trabalho.