O fundo espanhol Mercapital comprou 70% da rede de restaurantes Rubaiyat por cerca de Ç 46 milhões, o equivalente a R$ 115 milhões.
O negócio, que envolve os três restaurantes do grupo em São Paulo e o de Madri, permitirá à rede brasileira especializada em carnes continuar a sua expansão internacional, segundo comunicado do fundo de “private equity”, voltado à aquisição de empresas com alto potencial de crescimento.
A meta é abrir dez restaurantes em quatro anos. O primeiro, que já está em construção em Brasília, deve ser inaugurado ainda em 2012. As próximas cidades a receber um restaurante Rubaiyat serão o Rio de Janeiro e a Cidade do México.
Segundo o fundo, a transação também contribuirá para o processo de transição de gerações na família fundadora.
O espanhol Belarmino Fernández Iglesias, que criou o Rubaiyat em 1951, sairá do capital da empresa. Belarmino Filho, que administra a rede desde 2005, continuará com uma “fatia relevante” no grupo, diz o comunicado.
Atualmente, o Rubaiyat atende a cerca de 600 mil consumidores por ano.
“Essa transação é consequência da estratégia da Mercapital de apoiar empresas que, como o Rubaiyat, pretendem expandir os seus negócios internacionalmente, principalmente na América Latina”, diz o Mercapital.