Funcionários da Denso do Brasil, fabricante de autopeças e componentes automotivos, entraram em greve na manhã de hoje. A decisão foi tomada em assembleia realizada pelos funcionários do 1° e 3° turnos da linha de produção.

continua após a publicidade

A principal reivindicação dos grevistas é a representação sindical. Segundo informou Gilson Batista, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), os metalúrgicos querem a mudança da representação sindical, atualmente feita pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Aparelhos Eletrônicos e Similares de Aparelhos Radiotransmissão, de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar, Lâmpadas e Aparelhos Eletrônicos de Iluminação de Curitiba e Região Metropolitana (Seletroar), para o SMC.

O motivo é a equiparação salarial e função, já que os funcionários de outras indústrias de autopeças são filiados ao SMC e não à Seletroar. “No Brasil, infelizmente, quem determina a representação dos trabalhadores são os patrões”, lamentou Batista.

A direção da empresa está em reunião para definir as ações que serão tomadas em relação aos grevistas. Uma nova assembleia deve ser realizada pelo comando de greve para definir se todos os turnos da empresa irão aderir à paralisação, uma vez que apenas dois dos três turnos estão parados.

continua após a publicidade